Importância
Qual a importância dos jogos olímpicos para o esporte nacional e no mundo?
A olimpíada surgiu com o intuito de promover a interatividade das nações e, com isso, propagar a estabilidade e paz ao redor do mundo. Com o avanço desenfreado das tecnologias, o esporte foi tornando-se cada vez mais adaptável e agregou várias modalidades que eram praticadas apenas de forma amadora. Essa adaptação trouxe um grande apreço de todas as nações que visam desempenhar um bom papel na olimpíada com atletas altamente preparados em todos os âmbitos esportivos. Os jogos trouxeram grande desenvolvimento e quebraram as barreiras do preconceito, visto que o atleta mais preparado é aquele que se dedica e consegue superar os obstáculos, independente da sua etnia.
Essa propagação do esporte traz cada vez mais benefícios para as nações envolvidas e para o país sede que, nesse ano, é o Brasil. Essa mesma olimpíada era capaz de interromper guerras e hoje consegue interromper conflitos para serem assistidas, mesmo com a constante ameaça. A arrecadação de fundos e o investimento do capital estrangeiro acarretam um avanço social para as pessoas que estão envolvidas nesse contexto da olimpíada e, cada vez mais, estão sendo gerados empregos que desempenham papel f undamental na vida das pessoas e na organização dos jogos.
A cidade que sedia os Jogos Olímpicos passa por transformações em sua infraestrutura para receber os atletas e turistas. Desde a melhoria dos centros urbanos à construção de estádios e vilas olímpicas, o Rio de Janeiro será beneficiado. Além do período em que ocorrem os jogos, a cidade ganhará mudanças em sua estrutura, melhorando as condições dos moradores. Entre todas as obras para o Rio 2016, a maior delas é, sem dúvida, a construção da BRT Transolímpica que unirá as zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro.
Os jogos difundem a importância de praticar esporte e destaca toda a cultura nacional,mostrando todas as características do país e explanando para o mundo tudo que o Brasil tem a oferecer tanto cultural quanto intelectualmente. Essa propagação da importância atinge o mundo todo que se prontifica a selecionar os melhores atletas para competir. A notoriedade dos Jogos Olímpicos fez com que o evento se transformasse em palco de diversas manifestações políticas ao longo do século XX.
Qual o significado dos jogos olímpicos para a sociedade atual?
Os jogos olímpicos representam um evento que reúne diversas culturas envolvidas em categorias e modalidades, que podem proporcionar um significativo avanço econômico, social e cultural para a cidade e o país- sede do evento. Temos como grande exemplo a atração de turistas de diversas partes do mundo. Isso faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feitas, sem contar nos inúmeros novos postos de trabalho que são gerados direta ou indiretamente através do evento, tendo como resultado a interação entre as pessoas. Essa união pode ser vista de várias maneiras. A própria bandeira olímpica representa cinco anéis entrelaçados, simbolizando os cinco continentes e suas cores. Esse laço tem entre suas funções promover a paz, resgatar valores e princípios para a construção da amizade e harmonia entre os povos.
O corpo social que vivemos é completamente focado em dinheiro e tudo gira em torno dele. A popularidade dos jogos olímpicos cresce cada vez mais, levando a uma mobilização mundial quando seu período inicia. Com isso, ocorre uma grande movimentação do dinheiro, que contribui imensamente para a geração de lucro para o país que virá a sediar a olimpíada, como por exemplo, as viagens em grande escala, por partes dos atletas e turistas; aumento do comércio local devido à quantidade de imigrantes e sua hospedagem; as emissoras de televisão geram bastante renda ao emitir os jogos ao vivo; a fama e a importância do país em que ocorreram os jogos se eleva, entre muitos outros. À vista disso, os jogos geram variados ganhos e ajudam consideravelmente o crescimento da nação.
O principal objetivo da inclusão social na paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição independente de seu biótipo ou sua deficiência. Esta inclusão é submetida a uma adequação, para dar oportunidades de vivências produtivasàs pessoas envolvidas e também para uma maior percepção de que o profissional deve ser valorizado por suas potencialidades e pela contribuição que oferece à sociedade. A perspectiva social de deficiência possibilita algumas reflexões sobre o modo como estão inseridas nos diferentes espaços sociais. Na sociedade contemporânea globalizada, o esporte se coloca como um fenôeno sociocultural de compreensão e inserção universal, vinculado a importantes setores como educação, comércio, lazer, comunicação, política, entre outros. Neste campo, uma forma de manifestação esportiva vem crescendo em importância e abrangência, o esporte adaptado e de forma mais destacável, o esporte paralímpico.
CURIOSIDADES
- Nas Olimpíadas de Berlim em 1936, Adolf Hitler se recusou a reconhecer as vitórias do atleta norte-americano negro Jesse Owens.
- Os Estados Unidos se recusaram a participar dos Jogos de Moscou (1980), e a URSS, das Olimpíadas de Los Angeles (1984), em um claro contexto da Guerra Fria.
- O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C.
- O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.
- Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética.
- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização.
- O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade.
- Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.
- Na Grécia Antiga, os atletas gregos faziam várias orações aos deuses do Olímpo para que os jogos acontecessem sem problemas e de forma justa.
- A famosa frase "O importante não é vencer, é participar" é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) é foi pronunciada num discurso para os atletas, antes das Olimpiadas de Londres (1908).
- A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913. Ela foi hasteada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920.
- O fogo olímpico foi introduzido, pela primeira vez, na cerimônia olímpica nos Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdã.
- Em 1916, não foram realizados os Jogos Olímpicos de Berlim em função da Primeira Guerra Mundial.
- As Olímpiadas de 1944, que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial.
- Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, no começo do século XX, todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.