top of page

A história dos jogos olímpicos remonta a séculos antes de Cristo e foram originados na terra dos Deuses, a Grécia Antiga, em especial ao período clássico desta civilização, no qual cidades-estados como Atenas, Estadas e Tebas estiveram em seu auge, a mesma teve como objetivo buscar através dos jogos olímpicos a paz e harmonia entre as cidades-estados que compunham a civilização grega.

 

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., o grande Hércules iniciou os jogos para homenagear seu pai, Zeus. Reza a lenda que Hércules  foi o primeiro a chamar os jogos de “Olímpicos” (o nome foi concebido em homenagem a cidade Olímpia) e construiu a primeira coroa de oliveiras para premiação dos melhores. Segundo a lenda, Hércules havia completado seus doze trabalhos e construiu o estado Olímpico como uma honra a seu pai. Após sua conclusão ele mesmo mediu a distância de estádio de 200 passos (a qual, atualmente é considerada uma unidade de distância).

As pessoas viajavam da Grécia e das colônias (na Itália, Norte da África e Ásia Menor) para participar ou assistir a esses jogos, inspirados pelo sentimento de pertencerem à mesma cultura ou religião, também servia como forma de lazer para todos que tinham 50 dias de folgas durante o ano).

O programa dos Jogos era composto apenas por esportes individuais como corrida, pentatlo (jogo de saltos), disco, lança-dardo e luta. Não havia jogos aquáticos.

Logo após a conquista da Grécia por Roma, em 146 A.C foi considerado o declínio dos jogos Olímpicos. A qualidade dos competidores e os valores éticos foram agradáveis a todo momento, o profissionalismo chegou a ser tão elevado que os competidores começaram a ter só um objetivo nos jogos: vencer.

Os romanos iniciaram a presença nos jogos, ameaçando interrompê-los , pois eles procuravam, acima de tudo, satisfazer os amantes da competição.  

A religião forneceu uma grande parte nos jogos, todos eram dedicados as divindades pagãs. Com o nascimento do Cristianismo, com a fé em um Deus único,  todos os jogos pagãos não seriam mais permitidos. O responsável por todos esses acontecimentos foi o imperador Theodosius 1, que se converteu ao cristianismo e decidiu abolir os jogos em 393 D.C.

Os Jogos Olímpicos ocorreram por mais de um milênio, eles reuniram atletas de diversas partes do mundo grego.  Pode-se afirmar que o Cristianismo foi uma das principais causas da abolição dos jogos. O esporte era conhecido por exaltar o corpo, e ligado ao paganismo, constituía um perigo para a nova religião imposta pelo imperador romano, Teodósio.  Na vida terrestre, os seguidores de Cristo acreditavam que podiam alcançar a vida eterna, dessa maneira, o corpo não podia ser exaltado.

Ao longo da Idade Média, as autoridades eclesiásticas e leigas criticaram a frequência dos jogos esportivos, tinham como objetivo fazer com que os fiéis passassem mais tempo orando ou realizando diversos trabalhos do que perdendo tempo com os jogos.  Desse modo, em 1369, o rei Carlos V da França proibiu quase todos os esportes, principalmente o soule (jogo de bola) e o jogo da pela (ancestral do tênis praticado no período). Contudo, incentivava a prática arco e flecha e o treinamento com besta.

Segundo Tomás de Aquino, “O homem moderado deseja coisas agradáveis para conservar sua saúde e manter seu corpo em boa forma”. Podemos concluir, sucessivamente, que o Cristianismo enterrou o esporte antigo e abriu caminho para o esporte moderno.

Depois de 16 séculos, a grande tradição dos jogos esportivos da Antiguidade renascia. Sua maior influência se iniciou em 1723, quando o frade beneditino francês Bernard de Montfaucon descobriu sítio arqueológico da antiga cidade de Olímpia. O local, depois de alguns anos, passou a ser escavado pelo arquiteto francês Guillaume-Abel Blouet.

A partir desse momento, o país, agora livre do domínio Império Turco-Otomano se propôs a ressuscitar os jogos olímpicos. Porém, por falta de capital não pode realizar seu projeto. A volta definitiva dos Jogos Olímpicos se deu ao grande Pierre de Coubertin, desde a sua adolescência ele já praticava muitos esportes. Em 1883, a paixão pelas atividades físicas o levou a realizar uma viagem que mudaria sua vida. Com sua viagem, Pierre ficou fascinado com o que viu e estabeleceu um objetivo na vida, este seria ressuscitar aquela grande festa esportiva. Logo após organizar suas ideias, Coubertin voltou à França, desenvolvendo no país o seu projeto.

 

Jogos olímpicos 1896- Atenas

  

 

Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da I Olimpíada, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

 

Cerimônia de abertura

  Em 6 de abril (25 de março de acordo com o calendário juliano, então em uso na Grécia), os jogos da Primeira Olimpíada foram oficialmente abertos. Era uma segunda-feira de Páscoa, tanto para o Cristianismo ocidental quanto para a Igreja Ortodoxa e aniversário da Independência da Grécia. O Estádio Panathinaiko recebeu um número estimado de oitenta mil espectadores, incluindo o rei Jorge, sua esposa Olga, e seus filhos. A maioria dos atletas concorrentes estavam alinhados no campo interno, agrupados por país. Após um discurso do presidente do comitê organizador, o príncipe Constantino, o rei abriu oficialmente os Jogos.

 

Cerimônia de encerramento

  Na manhã de domingo, 12 de abril, o rei Jorge I organizou um banquete para os funcionários e atletas (mesmo com algumas competições ainda não realizadas). Durante seu discurso, ele deixou claro que, em sua opinião, os Jogos Olímpicos deveriam ser realizados permanentemente em Atenas. A cerimônia oficial de encerramento foi realizada na quarta-feira seguinte, depois de ter sido adiada de terça-feira devido à chuva. Novamente a família real assistiu à cerimônia, que foi aberta com o hino nacional da Grécia e um hino composto na língua grega antiga por George S. Robertson, um atleta britânico e estudioso.

  Na continuidade, o rei entregou os prêmios aos vencedores. Ao contrário de hoje, os primeiros colocados receberam medalhas de prata, um ramo de oliveira e um diploma. Os atletas que ficaram em segundo lugar receberam medalhas de cobre, um ramo de louros e um diploma. Vencedores do terceiro lugar não receberam medalhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos olímpicos 2004 - Atenas

  Jogos Olímpicos de 2004 oficialmente Jogos da XXVIII Olimpíada foram um evento multiesportivo realizado em Atenas, capital da Grécia, entre 11 e 29 de agosto. Foi a segunda edição de Jogos Olímpicos realizada na cidade, 108 anos após a primeira.

Durante os dezoito dias de disputa, 10 625 atletas de 201 nações competiram em 301 eventos de 28 modalidades.

Após um período de dúvidas em relação à capacidade da Grécia de realizar os Jogos, causadas pelo atraso nas obras de construção e reforma dos locais de competição, Atenas contou com uma grande popularidade. 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo acompanharam as competições por mais de trezentos canais de televisão, um recorde na história olímpica.

Modalidades disputadas

  O programa dos Jogos de Atenas sofreu algumas modificações em relação ao de quatro anos antes:

·         Boxe: a categoria super-médio deixou de ser disputada.

·         Esgrima: o florete por equipes feminino foi substituído pelo sabre individual.

·         Lutas: o número de classes masculinas (tanto na luta livre quanto na greco-romana) caiu de oito para sete e foram incluídas quatro classes femininas.

·         Vela: a classe Soling foi substituída pela classe Yngling, enquanto a classe Star passou a ser disputada apenas por homens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos olímpicos 2008 – Pequim

Foi um evento realizado em Pequim (República Popular da China), de 8 a 24 de agosto de 2008. Um total de 10 500 atletas competiu nos 302 eventos dos 28 esportes, totalizando um evento a mais que os Jogos de 2004 em Atenas. Os Jogos de Pequim marcaram a primeira ocasião em que uma edição dos Jogos Olímpicos foi realizada na China. Os Jogos proporcionaram a quebra de 43 recordes mundiais e 132 recordes olímpicos. Um total de 87 nações conquistou medalhas durante os Jogos. Os atletas chineses conquistaram 51 medalhas de ouro, o segundo melhor desempenho de uma delegação na história moderna dos Jogos. Participaram dos Jogos Olímpicos 204 nações.

 

Quadro de medalhas

O quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 é uma lista que classifica os Comitês Olímpicos Nacionais de acordo com o número de medalhas conquistadas nos Jogos realizados em Pequim, na China. 302 finais foram disputadas em 28 esportes. Alguns países, como Afeganistão e Sudão conquistaram sua primeira medalha olímpica nesses Jogos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jogos Olímpicos 2012- Londres

Os jogos olímpicos de 2012 aconteceram na Inglaterra, tendo sua cerimônia de abertura em 27 de julho e encerramento em 12 de agosto. O programa para esta edição constou de 26 esportes num total de 39 disciplinas. Em relação a Pequim, Londres teve dois esportes a menos, pois beisebol e o softbol foram excluídos do programa dois dias antes da cidade ser escolhida como a cidade sede. 

O principal palco das Olimpíadas foi o Estádio Olímpico de Londres, construído no Parque Olímpico. Sua capacidade é de 80.000 espectadores, com toda estrutura em aço. Apesar de Londres ser a cidade sede dos jogos outras cidades receberam o evento, são elas: Manchester, Coventry, Newcastle, Glasgow e Cardiff, que receberão partidas de futebol, além de Portland, Buckinghamshire e Essek, onde está localizado o Castelo de Hadleigh.

 

Quadro de medalhas

Dos 204 países participantes, 85 retornaram com pelo menos uma medalha, países como Bahrain, Botswana, Chipre, Gabão, Granada (uma medalha de ouro), Guatemala e Montenegro ganharam suas primeiras medalhas na história.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Medalhas:

Segundo uma pesquisa publicada pela empresa Marketdata, consultoria que combina análise de dados com técnicas e estatísticas, o Brasil tem chances de ganhar seis medalhas a mais do que na última edição dos Jogos Olímpicos em 2012, totalizando 23 medalhas. 

Os mesmos levaram em conta o número de países participantes, os resultados dos jogos desde 1896 e a diferença no número de medalhas conquistadas quando o país sedia os encontros.

                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já o levantamento do Infostrada apontou que o nosso país conquistará 27 medalhas no total, mas 2 delas são equivocadas.

O problema seria que os boxeadores Esquiva Falcão e Éverton Lopes que levariam medalhas de prata e bronze respectivamente, se profissionalizaram e não podem mais participar dos Jogos Olímpicos.

Contudo, mesmo com as 25 medalhas restantes, o Brasil consegue permanecer em oitava posição no quadro de medalhas, onde quem estará liderando será os EUA com 97 medalhas no total.

 

Fonte: conre3.org.br

esporte.ig.com.br

História das Olimpíadas

bottom of page